quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Análises dos desfiles do grupo especial do carnaval capixaba 2017

Por Marcus Gomes

Novo Império

É, brigar por título esse ano vai ser bem difícil, mas há do que se orgulhar em alguns aspectos. Os quesitos que mais se destacaram esse ano na escola da Grande Caratoíra foram: Bateria e Samba-Enredo. A escola veio com a sua comunidade em peso cantando o seu ótimo samba (considero um dos melhores da noite que tinha com o tema "A CURA PARA O MUNDO ESTÁ AQUI!.VITÓRIA, UM MANTO CHEIO DE ESPERANÇA") e com a sua bateria "a famosa orquestra capixaba" dando um show na avenida. Nos demais quesitos, a escola deixou um pouco a desejar, principalmente nas fantasias e alegorias.

Jucutuquara

Este ano foi o desfile mais seco que já vi da escola nesses últimos anos, nem parecia aquela tradicional escola de samba que sempre entrava no sambão do povo para ganhar. Você observava que o desfile não estava bom, quando você olhava para ala das baianas, que sempre foi referência para as demais escolas e não via aquele brilho dos anos anteriores. Esse ano a escola deve-se preocupar bastante com o seu desfile apresentado na avenida, pois ficou devendo bastante, ainda mais se tratando de uma das maiores escola de samba do carnaval capixaba.

Mocidade Unida Da Glória

A famosa "Beija-Flor" do carnaval capixaba, principalmente se tratando da sua riqueza que é sempre apresentada em seus desfiles na avenida. As alegorias estavam enormes e muito bem acabadas, suas fantasias sempre luxuosas destacavam-se na avenida do sambão do povo. Destaque para sua Rainha de Bateria (deu um show) e para sua bateria. Porém, fiquei meio confuso em compreender o que era cantado com o que era mostrado. Mas, mesmo assim, acredito que a escola vem forte pela briga do título de campeã do carnaval capixaba de 2017.
Pega no Samba
A escola foi de longe aquela que estávamos acostumados a ver nesses últimos anos. A Pega ficou devendo bastante em alguns quesitos, principalmente naqueles em que os jurados são mais críticos, como: Evolução, Harmonia e Conjunto. Os destaques da escola ficam com o seu interprete oficial (um dos melhores do carnaval capixaba) e com a sua bateria que foi muito bem. A escola tem que se preocupar bastante com o seu desfile apresentado esse ano para os foliões, pois a comunidade de consolação merece muito mais.

Piedade

Este ano a comunidade da Piedade tem muito do que se orgulhar do seu desfile apresentado, fazia anos que não via a escola tão bem. A escola veio com uma comissão de frente mais simples, porém muito bem ensaiada e coreografada (segunda melhor da noite). Outros destaques também abrilhantavam o desfile da Piedade, como: o seu casal de mestre sala e porta bandeira e a sua ala das baianas (a mais bonita da noite). O carnavalesco mandou muito bem também nas cores e nas suas fantasias, que deixou o seu desfile ainda mais bonito. O único ponto negativo que percebi na escola foi naquele último carro alegórico que não condizia em nada com o que havia sido apresentado anteriormente pela Piedade,  que era bem inferior aos demais.

Boa Vista


Classifico a escola como a "Melhor da noite". A Boa Vista conseguiu fazer um desfile maravilhoso e bem compacto. Vamos falar da comissão de frente, o que foi aquilo?! (a melhor da noite). O enredo da escola condizia perfeitamente com o que foi apresentado na avenida para os foliões. A escola conseguiu se destacar praticamente em todos os quesitos de julgamento, principalmente naqueles mais críticos. Uma pena que a rainha das rainhas (Viviane Araújo) não conseguiu se apresentar junto da escola, pois seria mais uma cigana que abrilhantaria a avenida do sambão do povo.


Marcus Gomes é estudante universitário e amante do carnaval capixaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário